ENSINO |
Congresso estadual de estudantes universitários aprova moção pela criação do curso de medicina na UFSM-PM |
O Congresso da União Estadual dos Estudantes Dr. Juca (UEE-RS) aprovou por unanimidade, neste domingo (7), uma moção em defesa da criação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Palmeira das Missões.
O texto recebeu apoio de estudantes de todas as instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de dezenas de instituições privadas de todas as regiões do estado. A votação ocorreu durante a plenária final do encontro, que iniciou com um ato pela soberania nacional e contou com a participação de lideranças políticas e do vereador Mateus Luan (PT) de Palmeira das Missões.
Para o parlamentar, a aprovação é um marco para o município e para toda a região: “Esse é um importante recado, que coloca Palmeira das Missões no centro do debate a nível estadual e nacional, pela implementação desse importante curso que vai tornar nosso campus uma referência em educação na área das ciências da saúde, formando os médicos e médicas que cuidarão do nosso povo! Encapamos essa luta que deve ser de toda a comunidade!”, destacou.
CURSO DE MEDICINA EM FASE DE PLANEJAMENTO
A UFSM já conta com uma comissão docente instalada, responsável pela elaboração do plano pedagógico do curso, em fase final de conclusão. De acordo com a direção do campus e a reitoria, será necessário ampliar a estrutura de laboratórios, mas as salas de aula já existentes poderão receber os alunos da nova graduação.
As atividades práticas e de extensão devem ser realizadas no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade e da região, além de outras instituições públicas de saúde do noroeste gaúcho.
Este será o primeiro curso de Medicina público e gratuito da região, com a aplicação de políticas de ações afirmativas e cotas. O projeto consolida a expansão e interiorização do ensino superior público, iniciada com a implantação dos campi da UFSM em Palmeira das Missões e em Frederico Westphalen.
O prefeito Evandro Massing informou que Gisele Viana Pires, Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), fará uma visita técnica à universidade, tanto em Santa Maria quanto em Palmeira das Missões, para avaliar o plano pedagógico e acompanhar a instalação do curso. A etapa é fundamental para a publicação da portaria do MEC que autorizará o vestibular da primeira turma.
A reitora eleita da UFSM, Martha Adaime, afirmou que o curso de Palmeira das Missões é totalmente elaborado a partir do no plano pedagógico do curso da sede em Santa Maria, e a expectativa é de que todo o processo de criação desta graduação ainda se encerre no ano de 2025, possibilitando que as ações para o ingresso da primeira turma sejam efetivadas ainda no ano que vem.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |